KidRex é um site de buscas especialmente direcionado para crianças. Funcionando com a tecnologia do Google, mas com filtros acoplados que eliminam sites de sexo explícito e outros perigos para os infantes. Além de usar o Google SafeSearch, o KidRex explica que mantém suas próprias bases de dados para sites impróprios.Natualmente eles também advertem que “nehnhum filtro é 100% seguro”, mas garantem que estão usando as mais avançadas tecnologias para a produção de um motor de busca “seguro para crianças”. Em seus FAQs, está dito que as buscas dão preferência a “páginas direcionadas para crianças”.
O problema, no entanto, é que (em alguns casos) a filtragem é realmente radical. Uma busca usando como palavra chave “sex“, não recupera coisa alguma e simplesmente dá como resultado a mensagem abaixo, mandando a criança “tentar outra vez”….
O que se deve concluir? Que “sexo” não é assunto para crianças, seja qual for a abordagem que se dê ao tema? Que não existe na Web sequer uma página sobre “sexo” que possa ser acessada por uma criança? Nem mesmo aquelas que falam de “flores e abelhinhas” ou da “sementinha do papai crescendo como um bebezinho na barriga da mamãe”, tão ao gosto norte-americano? “Safe sex”=”no sex”?
Parece que essa é a filosofia do KidRex, na prática.
Assim fica fácil. Para eles…
Ok, ok, estou sendo unilateral e cruel, porque testei justamente o Calcanhar de Aquiles de um buscador com essa proposta. No entanto, “pornography” e “homossexuality” resultaram na mesma mensagem de “nada encontrado”.
Pior: “pedophily” não está entre as palavras-chave previamente censuradas e a busca trouxe uma enorme quantidade de páginas, obviamente direcionadas para o público adulto. Entre os resultados está um site abertamente homofóbico, associando Pedofilia e Homossexualidade, em uma mensagem assinada por “a French Brother“. No meio de muita crítica enlouquecida a padres pedófilos e mensagens bíblicas igualmente enlouquecidas contra “desvios sexuais”, encontramos também convites para conversão a seitas exóticas contra a pedofilia e pelo governo dos gênios, uma discussão sobre as supostas tendências pedófilas de Lewis Carrol, uma música australiana sobre pedofilia na família, e demos com um site para “encontros com Indonesian girls“. Tudo isso através de buscas em um site “for the kids” que utiliza “advanced technology” de filtragem do Google..
Pode?

marcos palacios