Para os alunos de comunicação que buscam informações de como funcionam as rotinas jornalísticas nas principais redações do país e, assim, se preparar para refinar seu perfil profissional para uma almejada vaga no mercado de trabalho, a dica é acompanhar de “dentro” através dos blogs de treinamento.  Nestes blogs os estagiários ou recém-formados de empresas como Folha de São Paulo, O Globo e Editora Abril relatam o dia-a-dia. Segue a seleção de alguns.
Na Folha o blog se chama NovoemFolha e é coordenado pela editora de treinamento, Ana Estela de Sousa Pinto, com a participação dos estágios e da redação; no Grupo Abril há dois endereços de blogs, mas parecem não funcionar muito bem: o Blog do Curso Abril e Blog do Curso Abril 2 destacando a participação de jornalistas da casa; no Jornal Público, de Portugal, o blog Parem as Máquinas é mantido pela estagiária Vanessa Quitério com a finalidade de também exteriorizar as atividades diária de uma redação; e recentemente o Globo criou o seu blog de treinamento para estagiários e trainees, o Amanhã no Globo.  Um texto postado pela estagiária Renata Setti, com o título “Estágio no site do GLOBO: aprendendo a estar on-time, full-time”, descreve o seu trabalho e o frenesi na redação online (trechos do post), principalmente com características de convergência:

“Na internet, a hora do fechamento é sempre agora. Daí vêm a aflição e a insegurança no ato de postar notícias para milhões como quem envia um e-mail a um amigo. Afinal, os profissionais aqui fazem as duas coisas por meio do mesmo botão “enviar”. No site, o erro é percebido no compasso do “on-line, on-time, full time”. O repórter “sobe” (jargão que significa publicar) uma matéria com algumas imprudências, e o leitor, minutos depois, já está reclamando: ” De onde saíram os jornalistas de hoje em dia ? “. Do outro lado da redação, o editor grita:

– Quem subiu formol com “a”? Não tem nada de formal nessa história!

Quando comecei a estagiar no site, a editora Cláudia Meneses, da Rio, me disse:

– Aqui costumamos fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Pois é, mesmo não publicando matérias, no ambiente de treinamento do site, meus exercícios diários são: subir plantões de notícia, transformar o material que o site já tem em matérias, ouvir e gravar o noticiário da rádio CBN, checar e enviar e-mails, produzir galerias de fotos e apurar informações. Só que preciso fazer tudo isso simultaneamente. Talvez seja por isso que, na Rio, trabalho cercado por seis mulheres e apenas um rapaz – pesquisas mostram que elas, ao contrário dos homens, têm a estranha capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Eu sempre gostei do corre-corre. Fiz durante um bom tempo, numa emissora de TV, a “escuta policial” do jornal, ligando para pessoas o dia inteiro, sem parar. Mas a diferença no site é que tudo precisa ser checado e publicado o quanto antes.”


Fernando Firmino