Em contagem regressiva para a efetiva estreia do lainformacion.com, projeto capitaneado pelo DixiMediaDigital S.A tendo o jornalista Mario Tascón à frente, a equipe oferece uma amostra do que será o novo site noticioso da Espanha: um relato em vídeo que conta a história de um dia na vida da nativa digital Sofia, uma estudante de jornalismo de um futuro próximo (ou já do presente?!). O vídeo expressa justamente a visão dos profissionais do site sobre o futuro do jornalismo e dos meios de comunicação. Também está disponível o relato completo em texto.
Os usuários são convidados a opinar, enviando, em 140 caracteres, até o dia 30 de março, o que pensam sobre o assunto. O melhor relato será premiado com um notebook Toshiba NB100.
O lainformacion.com é definido como um “hipermeio que se desenvolverá exclusivamente em formatos digitais”. A conceitualização do site está baseada na criação e produção de conteúdos gerados por máquinas (robôs), jornalistas e usuários, explicada por meio deste triângulo.

Como disse Tascón numa entrevista a mim concedida em abril de 2008, a automatização de conteúdos, é um dos elementos importantes e tendência forte para a produção e disponibilização de conteúdos jornalísticos. E no novo site, a ideia é “dejar las labores básicas en manos de las máquinas y permitir que los periodistas se dediquen a contar historias y a investigarlas. También la de facilitar la consulta de información y construir un medio de medios donde permanecer informado sobre cualquier tema, lugar o personaje con todas las fuentes posibles”.
Em lainformacion.com, algoritmos e aplicações de web semântica serão empregados para a monitoração em tempo real dos RSS de mais de 1.000 fontes em espanhol, processamento para análise e categorização da informação, e para produzir o Inforank, no qual as notícias serão agrupadas automaticamente por meio da técnica do clustering.

Suzana Barbosa