O Alpha (primeira versão de teste) do navegador Opera 10 já está disponível para download. Não há grandes mudanças visuais ou mesmo nos recursos oferecidos pelo browser. A aposta é na velocidade de navegação e na alta compatibilidade com todos os tipos de site.
Segundo o Baixaqui: “O teste do Acid3 confere, em termos simples, a compatibilidade do navegador analisado com todos os principais padrões de sites e serviços na rede. Isso significa que um bom resultado no teste implicará em pouquíssimos problemas ao navegar”.
Ainda segundo o Baixaqui: “Neste quesito, o Opera 10 Alpha 1 foi simplesmente perfeito, alcançando a marca de cem pontos no teste. Até os dias de hoje pouquíssimos navegadores foram capaz de conseguir tal desempenho, o que torna o desenvolvimento final do novo Opera ainda mais promissor”.
De fato, nem o Internet Explorer, nem o Firefox conseguem sequer chegar perto dos 100%. Experimente você mesmo abrindo a página de teste do Acid3 em seu browser.
E no entanto, vejam o paradoxo! Ao tentar fazer uma postagem aqui no Blog do Gjol (através do Blogger) usando o Opera10 e informando que iria testá-lo, eis que na interface do Blogger o Opera10 apresenta um problema. Observem as imagens cima: a primeira mostra a interface do Blogger no Firefox e a segunda a mesma interface no Opera10. Reparem que alguns comandos do Blogger simplesmente não aparecem no Opera10, inviabilizando a postagem através do browser!
Baixe o Alpha do Opera10 no Baixaqui.

Agregando mais (23h.): Descobri uma postagem no blog Technologizer (que é novo para mim também!) fazendo uma breve resenhas dos betas de navegadores atualmente disponíveis, com prós e contras seu uso e expectativas para o futuro. O Opera10 está incluído.

marcos palacios