Considerado um dos gurus do design gráfico, Richard Curtis, do jornal americano USA Today, a partir do dia 23 de dezembro, não será mais o responsável pelo Departamento de Design: ele acaba de anunciar sua aposentadoria, publicada na página do SND. Há 30 anos dedicado ao jornalismo, Curtis foi o responsável, na década de 1980, pelo pioneirismo em valorizar do jornalismo visual e das narrativas visuais – sobretudo os infográficos- como algo institucionalizado, fato que colocou em prática todo o conceito de grafismo, seguido por outros jornais do mundo inteiro.
Trata-se, porém, de uma revolução no design, época em que a chegada dos Macintoshs, da Apple, causava profundas mudanças na concepção do fazer jornalismo. Curtis também ajudou na fundação da Sociedade do Design das Notícias, uma das instituições mais influentes no campo do jornalismo visual. Os fundadores dos USA Today o classificam como o número 1 quando a Revista Design elencou os melhores profissionais na área de design.
O Legado do USA Today sob o comando de Curtis, sem dúvida, foi institucionalizar o jornalismo visual, o papel do uso das cores vivas e o mapa metereólogico. Curtis imprimiu sua marca e fez história num dos maiores jornais americanos e no design.
Eis um trecho do anúncio:

“Portanto, é com alguma relutância, mas também muita antecipação daquilo que o futuro reserva anunciar que eu estou deixando USAT no final de dezembro. Aposentadoria é algo que eu já contemplada por mais de um ano, e enquanto ela tem de vir em algum momento, muitos fatores que tornam este o momento certo.”
Adriana Rodrigues