A blogosfera Cubana reaje para acabar com a censura no país na publicação de posts nos blogs. Diversos blogueiros se uniram para trocar idéias e montar estratégias para fugir do cerco do Governo de Cuba. A notícia está no ABC.ES da Espanha. Na última sexta-feira o blog de Tiago Dória trouxe uma entrevista com a principal articulista da blogosfera de Cuba, Yioni Sánchez, considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e que vem mantendo, de forma precária e restritiva, seu blog Generación Y. Ela é impedida de sair de Cuba e perseguida pelos agentes do Governo. Em post intitulado As reprimendas de quarta-feira ela relata as constantes abordagens com o intuito de intimidá-la. Veja trecho do post:
“Nove da manhã e um oficial olha com aborrecimento a citação que mostramos na porta da estação de 21 e C (delegacia de polícia). Nos deixa esperando nuns bancos, por volta de quarenta minutos, enquanto Reinaldo e eu aproveitamos para falar desses temas que a vertigem da vida cotidiana sempre nos impede de tocar. Nove e quarenta e cinco e levam meu marido, perguntando-lhe antes se tem um telefone celular. Dez minutos depois o trazem de volta e me levam até o segundo piso.
O encontro é breve e o tom enérgico. Somos três no escritório e o que tem a voz suave se apresentou como o agente Roque. Ao meu lado, outro mais jovem,me observa e diz que se chama Camilo. Ambos me informam que pertencem ao Ministério do Interior. Não estão interessados em escutar, há um roteiro escrito sobre a mesa e nada que eu faça os distrairá. São profissionais da intimidação.”

Leia o post completo

Fernando Firmino