Um serviço online que vai gerar controvérsias (“Totalmente fora!”; “Não confere em absoluto!”, etc) é o statbrain.com , que propõe a oferecer dados sobre acessos únicos a qualquer site da Internet. Você coloca o endereço do site e o statbrain fornece o número de visitantes. Como a divulgação desses números, em alguns casos, não é de interesse dos sites, eles podem ser fonte de muita controvérsia.
A idéia é que pesquisadores e anunciantes podem, através dos números fornecidos pelo statbrain.com, fazer uma idéia do trâfego de sites que lhes interessem.
O próprios criadores do serviço avisam que os números não são absolutamente exatos (“it is not an exact science“), mas apenas uma aproximação, e explicam o funcionamento do sistema:
Statbrain contém uma coleção de números de visitas de centenas de sites. O número de visitantes é combinado com informação sobre o número de links que apontam para site, país, ranking no Alexa e outros dados disponíveis online. Toda essa informação é usada para criar uma fórmula que usa os dados disponíveis online para estimar o número de visitas realmente recebidas”.
Ou seja tudo bastante vago e pouco explicativo.
Uma limitação clara é que, ao que tudo indica, o sistema só funciona razoavelmente para sites que tenham seu endereço começando por WWW
Fiz alguns testes e para sites sem WWW no endereço e alguns números gerados foram realmente absurdos, inclusive para todos os blogs que eu testei alojados no Blogger e WordPress e dos quais eu conheço estatísticas de acesso bastante razoáveis através do Google Analytics.
Juan Diego Polo, no wwwhat´s new avisa que o statbrain funciona mal para sites brasileiros de uma forma geral.
Testem e vejam o que acham.

marcos palacios