Faltando quatro minutos para as 5h do domingo no Brasil, encerraram-se as inscrições para a terceira edição do News Challenge, programa da Fundação Knight que financia projetos de comunicação com inovação tecnológica para as mídias digitais.

Seu principal interesse é em idéias inovadoras que desenvolvam plataformas, ferramentas ou serviços para informar e modificar as informações jornalísticas com foco em comunidades geográficas. O programa, anualmente, distribui 5 milhões de dólares.

Foram 2080 projetos inscritos, cujos ganhadores serão divulgados no período do verão estadunidense. Desde o ano passado, o News Challenge aceita a inscrição de propostas de todo o mundo, sua primeira edição foi restrita às Américas.

Infelizmente, o sistema não possibilita a visualização dos projetos por país, portanto não houve como apurar quantos brasileiros estão concorrendo. Na página, podem ser vistos os últimos inclusos no sistema, os mais vistos e os mais bem cotados. Qualquer pessoa pode se inscrever, avaliar e deixar comentários para os propositores.

Algumas distorções também foram percebidas, como no caso do New York Times e do ProPublica solicitarem 1 milhão de dólares para colocar todos os seus documentos online.

Carla Schwingel