Um novo quadro do Fantástico, programa da Globo, estréia em 15 dias e tem Regina Casé no comando. Desta vez, a atriz e apresentadora traz ao programa dominical os estabelecimentos que oferecem conexão à internet em bairros da periferia das grandes cidades. Para isso, o site do programa abriu uma seção para que o público possa enviar vídeos caseiros com imagens de lugares que funcionam como lan hause.
No site lemos, “pode filmar com uma webcam, com o seu celular. Mas me mostra direitinho como é a lan house da sua periferia. Eu já vi lan house dentro de barbearia. Já vi até uma com estacionamento de burro na porta, lá no interior de Minas, com academia de ginástica, dentro de supermercado. Se sua lan house preferida for realmente surpreendente, quem sabe eu não vou aí!? E quem sabe seu vídeo não aparece para todo o Brasil aqui no Fantástico? Combinado?”
Fica uma pergunta: como podemos classificar esse tipo de iniciativa? Jornalismo participativo, movimento Pro-Am ou simplesmente repasse para o público do trabalho jornalístico de apuração e de produção do programa?

Luciana Mielniczuk