O Globo Esporte lançou hoje o Futpédia, uma base de dados de todos os jogos do Campeonato Brasileiro de 1971 a 2007. Trata-se de um enciclopédia virtual temática que a partir de 2009 passará também a ser alimentada pelo usuário. Na plataforma já é possível buscar informações sobre os times, os jogadores e os jogos. Abaixo trecho da matéria anunciando e explicando o lançamento da Futpédia:

“Na primeira fase, o fã de futebol poderá consultar na Futpédia todos as partidas dos Campeonatos Brasileiros de 1971 a 2007. Em uma segunda etapa, no próximo ano, a base passará a contar com dados completos do Nacional-2008 e outras informações consolidadas, como listas de artilheiros e de goleiros menos vazados. E passará a apresentar números de todas as edições da Copa do Brasil (1989 a 2008), do Campeonato Paulista (1902 a 2008) e do Campeonato Carioca (1906 a 2008).”

[…]

“A enciclopédia virtual também permitirá, em uma fase mais avançada, ainda em 2009, a participação efetiva dos aficionados pelo futebol, que poderão colaborar no conteúdo, com perfis dos jogadores, descrição de partidas históricas e até publicar imagens, como fotos antigas do esporte e outros itens de memorabilia. Vídeos também serão disponibilizados. Os usuários poderão ainda indicar os maiores ídolos do esporte mais popular do país e destacar jogos que marcaram sua vida.”

Fernando Firmino