Bubok.es oferece um serviço gratuito e facílimo de usar na internet para pessoas que desejam publicar seus livros. Você pode pubicar em papel ou deixar em versão para ser descarregada em PDF. O sistema é muito interessante. Você não paga nada e pode ganhar dinheiro ou não, basta querer. O livro em papel sairá a um custo “x” a depender de suas escolhas sobre tipo de papel, capa etc… o custo vai sendo calculado pelo sistema enquanto você vai escolhendo como quer que o livro fique. Tem até serviço de divulgação. Em cima desse valor de produção, entra o valor que você deseja ganhar com o livro. Então, se você diz que quer ganhar 3 euros por livro, o valor final para o comprador será o que foi calculado pelo sistema para a prdução + o que você quer ganhar. A versão em PDF pode ser paga ou gratuita. Se for paga, você ganha o que pedir e as pessoas pagam por descarregar seu livro na máquina delas. Se você não quiser ganhar nada com isso, qualquer pessoa pode descarregar seu livro de graça. A visita guiada explica tudo isso de maneira muitíssimo fácil de entender. Vale a pena conhecer.
Todos os livros estão organizados e classificados por temas. Fui assim, de primeira, sem pensar muito, na seção “informática – investigación”, e achei esse livro que aparentemente me interessa bastante- “Búsqueda de respuestas basada en conocimiento semántico“, de Hector Llorens. Posso compra-lo por 10 euros já com os custos de envio incluídos ou pagar 1 euro e descarregar a versão em PDF no meu computador. Dá uma olhada na Librería.

Interessante também ver o depoimento em vídeo de Alberto Vázquez-Figueroa sobre Bubok e sobre as mudanças no mundo literário com a Internet, que está na primeira página – “o importante para um escritor é ter leitores e não compradores”.
Fiquei conhecendo o Bubok por essa matéria do ElPais.com que trata do Premio Bubok de Creación Literaria. Premia com 2.000 euros as criações literárias inéditas escritas em espanhol, com uma extenção mínima de 50 páginas. Para quem quiser concorrer, o envio dos originais vai até o dia 6 de janeiro de 2009 e os jurados serão conhecidos no dia 16 de abril de 2009.
Beatriz Ribas