Acaba de ser publicado pela Editora Sulina, na Coleção Cibercultura, o livro Personas Materno-Eletrônicas. Feminilidade e Interação no Blog Mothern, de Adriana Braga, professora da PUC-Rio. No livro, ela discute usos contemporâneos da internet, com estudo centrado no blog Mothern e algumas apropriações sociais dos ambientes digitais – e de que modo esta combinação articula lógicas de identidade, de relacionamento e de poder.
“Gentilezas, conflitos, afetos, despedidas, e outras formas de sociação são reconfiguradas, transmutadas pela técnica. A inserção na cultura do computador pessoal ligado à Internet alterou substancialmente a forma de interação do público com um meio de comunicação, possibilitando novos modos de lutar por velhas causas”.
Trata-se de uma versão da tese de doutorado defendida em 2007, na Unisinos: “Feminilidade Mediada por Computador: interação social no circuito-blogue”, vencedora dos prêmios CAPES de Tese (MEC/Brasil) e Harold Innis Award (Media Ecology Association/EUA).
Conheci a Adriana em 2005, quando nos encontramos no período do estágio sanduíche no Labcom da Universidade da Beira Interior (UBI). Participei do seminário que ela organizou na UBI como uma das atividades do estágio, e que resultou no livro CMC, Identidades e Género (Portugal, Ed.UBI, 2005).
O livro que agora sai pela Sulinas tem como preço de capa R$42,00.

Suzana Barbosa