Produzido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom), entidade parceira do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, e idealizado pelo jornalista Daniel Herz, Donos da Mídia, é uma grande, inédita e valiosa base de dados sobre os grupos de mídia do Brasil.
Ainda em fase de finalização, lista 7.275 veículos de comunicação, abrangendo rádios (inclusive as comunitárias), televisão aberta e por assinatura, revistas e jornais. Relaciona também as retransmissoras de televisão. No caso dos jornais, registra somente os de circulação diária ou semanal. Contudo, não cita as operações digitais ligadas aos respectivos grupos de comunicação. Segundo o Donos da Mídia, o número de veículos de comunicação no país é
de 8.532.
O site do projeto traz gráficos, mapas que localizam as regiões e cidades onde estão localizados as redes de TV e rádio, os grupos nacionais e regionais, quem são os sócios e dirigentes das redes, trazendo inclusive um levantamento dos políticos sócios dos grupos de comunicação. Há ainda as seções “artigos”, “legislação”, “história do projeto” e “Links”, onde está contada a história do jornalista gaúcho Daniel Herz, falecido em 2006.
O jornalista e professor universitário Celso Schröder, Coordenador-geral do FNDC, sugere que todas as entidades, universidades, ongs e sindicatos coloquem nos seus sites o link para Donos da Mídia. “Poderá ser uma ferramenta poderosa a serviço dos que ambicionam democratizar a comunicação brasileira e do aperfeiçoamento das suas propostas de políticas públicas”, assinala.

Suzana Barbosa