Um Estudo de Recepção dos Meios de Comunicação Social em Portugal foi publicamente divulgado ontem. Trata-se de um completo levantamento do uso da comunicação social no país, a partir de uma amostragem (1829 questionários) da população nacional. Além de traços gerais do uso dos meios, foram identificadas caracteristicas particulares das formas de recepção para sub-grupos como os jovens, os idosos e os imigrantes.
O estudo foi realizado por José Rebelo (coordenador geral do estudo, ISCTE), Cristina Ponte (Universidade Nova de Lisboa), Isabel Férin, (Universidade de Coimbra), Maria João Malho (Instituto de Apoio à Criança), Rui Brites (ISCTE) e Vidal de Oliveira (ESCS – Instituto Politécnico de Lisboa).
O levantamento foi financiado pela ERC, Entidade Reguladora para a Comunicação Social em Portgual, em funcionamento desde 2006, tendo como objetivo primordiala regulação e supervisão de todas as entidades envolvidas em atividades de comunicação social naquele país.A ERC está constituída como entidade coletiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira e de património próprio, com natureza de entidade administrativa independente.
marcos palacios