Michael Horowitz, em seu blog Defensive Computing, alerta os pais sobre possíveis riscos para crianças usando o GMAIL como software de correspondência eletrônica. Por que? Simplesmente porque o GMAIL não revela o IP da máquina de onde parte a mensagem.
O IP é como um número de carteira de identidade ou CPF da máquina, que permite (entre outras coisas) determinar sua localização geográfica. Ao não divulgar o IP do remente, argumenta Horowvitz, o GMAIL facilita a vida de pessoas mal-intencionadas. Ele contrapõe o GMAIL ao Yahoo, que não esconde IPs e – por tal razão – seria mais seguro.
É claro que um maníaco sexual, por exemplo, poderia recorrer ao expediente de usar diferentes máquinas a cada mensagem que envia, mas é claro também que isso dificulta um pouco sua vida, além de que ainda torna possível a identificação geográfica das mensagens (país e até mesmo cidade).
Horowitz tem uma postagem anterior na qual fala mais detalhadamente sobre IPs e sobre softwares que fornecem detalhes sobre eles.
marcos palacios