Um site supostamente montado pelo líder sérvio Radovan Karadzic, acusado de genocído e procurado em todo o mundo, serviu de fonte de informação sobre o seu suposto passado como médico alternativo enquanto se escondia como fugitivo sob o nome de Dragan Dabic.
O site, registrado sob o domínio http://dragandabic.com/, contém fotos, biografia (em inglês e sérvio) e até uma lista dos provérbios chineses preferidos pelo Dr. Dabic e foi amplamente utilizado pela mpídia internacional, após sua prisão, inclusive por agências de notícias como a Reuters e France Press e publicações prestigiosas como o Le Monde.
Só um pequeno problema: o site era uma farsa.
Foi montado por Tristan Dare, que se auto-denomina um “media artist” se diz “cidadão do mundo” e residente na “global village”.
No site, o suposto Dr. Dragan Dabic defende um regime de saúde holístico “que requer mais que apenas cuidar dos vários componentes do corpo humano. O bem-estar emocional e espiritual é a chave não apenas para a alegria, mas também para uma vida saudável”.
O autor da farsa diz que sua intenção era justamente causar esse impacto, quando da descoberta do logro, pois sua especialidade é criar esse tipo de “performance online” em “estilo guerrilheiro”.
Trisan Dare diz que o site foi também comentado por blogueiros, alguns dos quais citicaram seu design demasiadamente simples. Entre 22 e 23 de julho, picos de trâfego foram registrados e, segundo Tristan, “nesses dois dias 1,6 milhões de arquivos from servidos através de solicitações automáticas de servidores”. Esses numeros incluem não apenas acessos ao site, mas também a visita a fotos ou o estabelecimento de links para elas.
Se os jornalistas tivessem checado o nome de domínio, teriam descoberto que ele havia sido registrado depois da prisão de Karadzic
Um dos “provérbis chineses” citados no site é: “A wise man makes his own decisions, an ignorant man follows the public opinion. (Um sábio sempre toma suas próprias decisões, um ignorante segue a opinião pública”)”
Deu no The New York Times

marcos palacios