Segundo informaçoes do hacker Jonathan Zdziarski, o seu iPhone pode “fazer uma ligação para a Apple” e informar que aplicativos estão instalados e, se a Apple não gostar do que estiver ali, pode eliminar os aplicativos “ofensivos”.
Segundo Zdziarski, no MacRumors :

Isso sugere que o iPhone pode fazer uma ligação para a Apple quando encontre aplicativos que devem ser desativados. Até o momento nenhum aplicativo foi colocado na lista negra da desativação. Mas tudo indica que a função foi acrescentada e pode desabilitar aplicativos que o usuário comprou e baixou, se a a Appe decidir eliminá-los. Eu descobri isso numa análise forênsica do iPhone. Ao que parece, a função está oculta em um arquivo de configuração bem dentro do CoreLocation.

MacRumors sugere que a Apple muito provavelmente só vai utilizar essa função em casos de malware ou outros códigos que podem oferecer perigo. Mas há muita gente reclamando de que a Apple quer manter um estrito controle sobre os aplicativos que podem ser desenvolvidos para o iPhone. Segundo informações de vários blogs, alguns aplicativos foram, sem explicação, removidos da Apple Store.
O NetShare foi retirado, mas novamente incluído, porém o BoxOffice e I Am Rich (via Alley Insider) desapareceram sem deixar traços e sem que explicações fossem dadas a seus desenvolvedores.
Mas, ainda pior, se a Apple pode controlar aplicativos em meu iPhone, pode controlar também as ligações que faço? Minhas navegações? Minhas mensagens de texto? O tipo de produto que costumo consumir?
A informação de Zdziarsky bombou no Digg.
Via The Information Week Blog

marcos palacios