A professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, Charo Sádaba está no Brasil onde abriu a aula inaugural do curso Master em Jornalismo Digital, que começou ontem em São Paulo, e que mantém uma parceria com a Universidade espanhola. Charo esteve na UFBa ano passado com outros pesquisadores, onde aconteceu o Colóquio Internacional Brasil-Espanha sobre Cibermedios, em que ambas as instituições de ensino matém um convênio. No Master, a pesquisadora abordou “Modelos de Negócios On line“, onde faz um breve histórico das redes de comunicação a partir da década de 1970.
Para Charo, ” ainda não há um modelo fechado e definitivo para as companhias ganharem dinheiro na operação internet, mas sim experimentos que ao longo do tempo foram se mostrando bem-sucedidos ou não e que também foram indicando os caminhos a serem seguidos. Na fase atual, é louvada a iniciativa de veículos como o The New York Times e o Wall Street Journal, que decidiram abrir e não mais cobrar dos seus usuários pelo acesso e uso de seu conteúdo, tendência que está sendo seguida no mundo inteiro”.
Ao lado de Charo, participou também , o infografista Alberto Cairo, atualmente professor da Universidade de Carolina do Norte-Chapell Hill, nos Estados Unidos. Cairo, que lançará um livro este ano sobre infografia multimídia, abordou sobre a história da informação visual digital, explicando através de ilustrações, os bons e os maus exemplos nesta área de trabalho. O curso Master em Jornalismo Digital conta com a participação de profissionais de diversos veículos brasileiros, como o A Tarde On Line, Zero Hora, Correio Braziliense, Diário de Pernambuco, entre outros.

Via Master em Jornalismo Digital

Adriana A. Rodrigues