O Prof. José Luis Orihuela (Universidad de Navarra) chama a atenção em seu Blog e-Cuaderno para uma iniciativa altamente controversa do Parlamento Europeu: regulamentar os blogs.
A idéia decorre de um documento preparado pela eurodeputada Marianne Mikko (Estonia), intitulado Proyecto de informe sobre concentración y pluralismo de los medios en la Unión Europea.
A autora do informe advoga “o uso responsável dos novos canais” e destaca que “o fato de que não se indique e se dê a conhecer o estatuto dos autores e editores de blogs causa insegurança”, no que diz respeito “à imparcialidade, credibilidade, proteção às fontes, possibilidade de aplicar códigos éticos e responsabilidade jurídica”.
Marianne Mikko faz questão de assegurar que “não consideramos os blogs uma ameaça, mas é certo que estão em posição de contaminar consideravelmente o ciberespaço”.
Os eurodeputados pedem a opinião dos blogueiros, mas as opiniões devem ser enviadas por e-mail e – ao que tudo indica – não ficarão disponíveis para leitura no site, pelo menos não antes de serem devidamente “descontaminadas”…
A regulamentação por “etiquetagem voluntária” está recebendo críticas e começa mesmo a se tornar objeto de chacotas.

marcos palacios