A auto-denominada nova central de jornalismo do UOL, que estreou hoje, o UOL Notícias, fusão do UOL News e UOL Últimas Notícias, traz um novo design, mais limpo, mais branco, com fotos maiores, com um menu lateral voltado para notícias… mas o que há de realmente novo?
O design traz nada muito inovador. Uma organizaçãozinha diferente para os vídeos e as fotos, boa dosagem de cores, um aumentozinho no tamanho das manchetes e maior destaque para fotos e vídeos, mais utilização de infográficos, tudo isso é bom. Mas e a notícia? Continua enooooorrrrme…
A notícia continua verticalizada, necessitando de vários rolamentos de página para ser lida. A hipertextualidade continua sendo apenas organizativa e a interatividade se limita a “enviar por e-mail” ou “comunicar erro” ou “mudar tamanho da letra”. Você pode acompanhar as notícias no seu celular, mas o que há de novo nisso? RSS e agregadores estão sempre presentes, mas isso já não é tão novo assim.
A menos que eles tenham mudado toda a equipe, ou pelo menos boa parte dela, e tenham comprado novos equipamentos, mudado de prédio, e tenham mudado alguma coisa no fazer jornalismo para a Web, tenham modificado a estrutura estática e tradicional da notícia, entre outras coisinhas mais, aí sim, ok, nova central. Caso contrário, bem, deveriam anunciar “UOL Notícias: mais uma nova cara no jornalismo”.
Beatriz Ribas