Estão abertas as inscrições para a terceira edição on-line de 2008 do curso de Desenvolvimento Humano para jornalistas. Realizado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) em parceria com o IAS (Instituto Ayrton Senna). O treinamento terá início em 11 de junho e duração de cinco semanas. O curso é gratuito.
Fundamentalmente prático, o curso ensinará onde encontrar e como processar dados sócio-econômicos para o Brasil e outros países do mundo. Ao longo de um pouco mais de um mês, serão enfatizados os indicadores de desenvolvimento humano (IDH de países e municípios, sobretudo) e educação (taxa de analfabetismo, analfabetismo funcional, indicadores de qualidade de ensino, como Enem e Prova Brasil). Os participantes também aprenderão a navegar pelo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, um banco de dados com mais de 200 indicadores de todos os municípios do país.
Os selecionados para o 3º Curso On-line de Desenvolvimento Humano de 2008 ganharão uma senha de acesso ao website do curso, onde encontrarão apresentações, vídeos, textos, exercícios e material de apoio. Dúvidas serão respondidas em fóruns eletrônicos com a participação de um ou mais instrutores. Ao final de cada semana, os participantes serão avaliados por exercícios práticos que abordam os temas tratados no módulo. Aqueles que tiverem freqüência e demonstrarem ter aprendido os conceitos e técnicas propostas receberão um certificado de conclusão, assinado pelo IAS e pela Abraji.
As inscrições são abertas a jornalistas profissionais e vão até as 23h55 do dia 5 de junho. Se o número de inscritos superar o de vagas, os critérios para seleção levarão em conta a experiência profissional e a distribuição geográfica dos interessados.
Para participar do curso, é necessário que os alunos tenham acesso a um computador conectado à internet, com Excel instalado e softwares necessários à visualização de arquivos PDF e PowerPoint (há softwares gratuitos para visualização desses).
Quase 400 jornalistas de todo o país já fizeram o curso de Desenvolvimento Humano.
Inscrições online.
Saiba mais sobre a série de cursos de Desenvolvimento Humano on-line e presenciais.

Pablo Barbosa