Matthew Hurst, no Blog Data Mining , comenta sobre uma nova ferramenta do Google News que permite, através de uma busca pelo nome de uma pessoa, recuperar-se declarações recentes dessa pessoa na imprensa.
Faz-se a busca e encontra-se uma página com notícias recentes sobre a pessoa buscada, como no caso de Lula, abaixo. E no lado direito aparece uma indicação de by Lula da Silva, que leva às citações recentes, com especificação de data e dos veículos onde foram encontradas.

A particularidade é que nem todas as buscas resultam em listas de citações, mesmo quando a pessoa está na mídia. Em seu comentário, Hurst pergunta que critérios estão regendo a inclusão ou não de citações. Por exemplo: não se encontram citações do Dalai Lama ou Paris Hilton, apesar das frequentas aparições de ambos na mídia.
Detalhe: o recurso não está disponível no Google News Brasil. Outro detalhe: se você digitar Google News no endereço do Explorer, será levado ao Google News Brasil (http://news.google.com.br/). Se fizer o mesmo no Fire Fox, será direcionado para o Google News (http://news.google.com/).

marcos palacios