Um estudo realizado no Penn State’s College of Information Sciences and Technology pelo Prof. Jim Jansen colocou essa pergunta, analisou mais de um milhão e meio de buscas feitas na web e concluiu que queremos basicamente três coisas quando pesquisamos na web: informação, navegação ou transação.
O professor Jim Jansen, auxiliado por dois estudantes de graduação, Danielle Booth e Amanda Spink, do Queensland University of Technology, usou uma tecnologia que automatizou a coleta e análise dos dados em tempo real, através de uma amostragem de acessos nos principais motores de buscas, com uso do meta-buscador Dogpile .
Os resultados indicaram que 80% das buscas são de caráter informacional, ou seja direcionadas para um fato ou tópico específico; os outros 20% distribuem-se, de forma mais ou menos equitativa entre buscas navegacionais (direcionadas para localizar um site específico) e transacionais (direcionadas para a compra de determinado produto ou serviço).
O pesquisador acredita que os resultados são importantes para os criadores de mecanismos de buscas e para gestores do comércio online.
O estudo, intitulado “Determining the informational, navigational and transactional intent of Web queries”, vai ser publicado na edição de maio 2008 da revista Information Processing & Management, mas pode desde já ser acessado online, em PDF.
Via redOrbit.

marcos palacios