O projeto “Os elementos de composição da página noticiosa no jornalismo digital: uma proposta de modelos de arquitetura da informação para os sites jornalísticos”, da doutoranda da PUC de São Paulo, Luciana Moherdaui, é um dos ganhadores da Bolsa UOL de pesquisa de 2008. Luciana, que cursou o mestrado no GJOL, receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 2.699,54 para realizar sua pesquisa e sua orientadora, Giselle Beiguelman, cerca da metade deste valor.

Outra pesquisadora também contemplada com a Bolsa UOL, como orientadora de projeto de gradução, é a doutora Tattiana Teixeira, professora da UFSC, coordenadora do Núcleo de Jornalismo Científico e participante do laboratório de Pesquisa Aplicada em jornalismo Digital. Tattiana cursou gradução, mestrado e doutorado na Facom-UFBA.

O UOL vem há quatro anos incentivando a pesquisa através de apoio a projetos que considera promissores nas áreas de redes sociais na internet, blog e jornalismo digital, disseminação de vírus, combate a spam, sistemas de busca na internet e estudos jurídicos sobre privacidade e spam. Eles destacam terem um interesse maior por pesquisas interdisciplinares.

Porém, até o momento quanto ao jornalismo digital, poucos ou quase nenhum projeto tinha sido aprovado. Pode ser que a seleção do projeto de Luciana comece a inverter tal tendência. Redes sociais são importantíssimas, mas a pesquisa aplicada em Ciberjornalismo, com o desenvolvimento dos mais distintos sistemas é algo que já caiu de maduro. Ou melhor, resultados de pesquisa, de implementação de sistemas para o ciberjornalismo, vêm sendo apresentados em artigos e congressos desde o começo de 2002. Temas e pesquisas que, no final de 2006, passaram a ser financiadas por fundações nos Estados Unidos, que também queriam “ouvir uma boa idéia” da América Latina.
O Brasil, um dos pioneiros em pesquisa acadêmica aplicada em ciberjornalismo, mais uma vez precisou ouvir os ecos de fora para compreender o que aqui já vinha se fazendo.

Carla Schwingel
Também publicado no Sistemas para o Ciberjornalismo.