Estão abertas as inscrições do Prêmio de Jornalismo do Parlamento Europeu. É a primeira vez que acontece o concurso, que é destinado a jornalistas que, segundo os organizadores, tenham trabalhado as grandes questões européias ou promovido um melhor conhecimento das instituições e/ou políticas da União Européia.

O prêmio será atribuído em quatro categorias diferentes: imprensa, rádio, televisão e Internet. O vencedor de cada uma receberá 5000 €. De acordo com a página do concurso, a participação pode ser feita a título individual ou em equipes com até cinco pessoas, através de artigos ou reportagens, quer se trate de um trabalho único ou parte de uma série de trabalhos.

Os artigos têm de ter sido publicados ou difundidos numa das línguas oficiais da União Europeia entre 1º de maio de 2007 e 30 de abril de 2008. Todos os participantes devem ser cidadãos ou residentes de um país membro da UE e ter carteira profissional de jornalista.

Os trabalhos deverão ser entregues entre 15 de março de 2008 e 15 de maio de 2008. O vencedor do prêmio será conhecido em outubro de 2008. O regulamento do concurso pode ser lido aqui.
Via ContraFactos & Argumentos..

Alberto Marques