Mindy McAdams (University of Florida) criou uma postagem em seu blog estabelecendo alguns preceitos básicos para jornalistas que se confrontam com a necessidade de, pela primeira vez, entrevistar alguém usando uma câmera de vídeo. São dicas para iniciantes.
Em primeiro lugar, assinala ela, não se trata de imitar o estilo notícias de TV; o repórter não vai aparecer em frente à câmera e sua voz será editada na versão final.
Ela requer que seus estudantes utilizem um tripé para as entrevistas, desliguem a estabilização automática de imagem e façam foco manualmente.
Aí vão as nove dicas:

  1. Comece por definir que pontos específicos da narrativa seu entrevistado abordará. A entrevista não é o momento para descobrir sobre o que sua história versará. Você deve ter clareza disso antes de entrar na sala para fazer a entrevista.
  2. Estabeleça uma boa comunicação com a pessoa a ser entrevistada antes de montar a câmera e demais equipamentos. Estabeleça uma conexão humana. Faça a pessoa sentir que você se importa com ela. Você está nervoso(a)? A outra pessoa pode estar ainda mais nervosa. A entrevista é importante para você. Demonstre isso para a pessoa a ser entrevistada.
  3. Enquanto monta o equipamento, não faça a pessoa a ser entrevista ficar sentada ou postada no lugar que vai ocupar até que tudo esteja quase pronto.
  4. Depois que a pessoa esteja colocada em seu lugar para a entrevista, use o visor e certifique-se de que você aprova a direção para a qual ela está olhando. A pessoa vai querer olhar para você, e isso é bom. Não se coloque atrás da câmera, mas perto dela.
  5. Se você se movimentar, a pessoa vai continuar olhando para você. Isso vai parecer estranho no vídeo. Coloque-se em uma posição fixa e mantenha contato de olhos com a pessoa.
  6. Use close-up. Uma face grande fica bem no vídeo online.
  7. Preste atenção no fundo. Nada de refletores ou cabos aparecendo por trás da pessoa. Elimine ítens ou ações que possam atrair a atenção para o espaço atrás do entrevistado.
  8. Atenção com a luz! Se você está sob sol forte (espero que não!), evite que a pessoa faça caretas, mas também evite que o sol esteja por trás da pessoa. Em um ambiente doméstico, você pode ter que mover fontes de luz. Se necessário mova um abajur ou outra fonte de iluminação para contrabalançar uma luz forte em um dos lados da sala.
  9. Use seus fones de ouvido! Todo tipo de ruído pode se infiltrar e arruinar seu áudio e, em muitos casos, você não vai se dar conta disso se não estiver monitorando o som.

marcos palacios