Oficialmente, o Zero Hora inaugurou a sua redação integrada em dezembro do ano passado. Passados dois meses do início da experiência de convergência entre as equipes do impresso e do on-line, o Editors Weblog publica um artigo sobre a integração das redações do jornal do grupo gaúcho RBS. Como fontes, ouviu o CEO do RBS, Nelson Sirotsky; Marta Gleich, editora do ZeroHora.com e diretora de jornais on-line do grupo; e Marcelo Rech, editor do Zero Hora e de todos os periódicos do grupo.
Segundo os editores – que agora sentam na mesma mesa – a integração foi muito bem recebida pelos jornalistas. Dos 240 profissionais, entre 70 a 80 trabalham tanto para o impresso como para a edição on-line. Desses, 34 repórteres trabalham apenas para o on-line. Gleich e Rech dizem que ninguém está trabalhando mais do que antes e, ao contrário de impor treinamento multimídia, se está dando incentivos aos repórteres polivalentes. Sobre a integração das redações com a opção de manter dois editores, Marcelo Rech explica: “It’s impossible to have one person thinking all the stories for all the platforms. We are integrated but not unified.”
Para o CEO do RBS, Nelson Sirotsky, “the matter of integration is more a case of getting quality and productivity than cutting costs. My opinion is that integration is an excellent tool in terms of productivity for the newspapers”.
Leia o artigo na íntegra.

Suzana Barbosa