Parece até coisa de Primeiro de Abril, mas deve começar a funcionar nas próximas horas o Qtrax, um site para download gratuito e LEGAL, de mais de 25 milhões de músicas, sem limites para download. Um sistema p2p, uma espécie de e-Mule legal. O próprio Qtrax já teve um período de funcionamento para-legal em 2002, mas acabou fechando após alguns meses para evitar problemas legais.
Agora a iniciativa de reabertura do site tem o apoio de quatro grandes gravadoras: EMI, SonyBMG, Universal Music Group e Warner Music Group.
Através de venda de publicidade os artistas serão pagos cada vez que alguém baixa sua música.
As limitações ainda são muitas. Por enquanto só vai funcionar em Windows (Vista ou XP), com versão Mac prometida para março. As músicas não vão poder ser reproduzidas em i-Pod e só podem ser ouvidas no player que faz parte do sistema, onde as publicidades serão exibidas. Nem tudo está ainda liberado. Os Beatles, por exemplo, ainda não estão lá.
Por outro lado, o site terá facilidades de buscas e além das músicas vai disponibilizar, também gratuitamente, vídeos de concertos, capas e material interno dos álbuns, letras de músicas, resenhas, notícias sobre os artistas. Os usuários poderão também fazer upload de material.
O site vai comercializar ingressos para concertos, camisetas de bandas e outras parafernálias da cena musical.
Ainda não está claro se os downloads poderão ocorrer a partir de solicitações de usuários em qualquer parte do mundo ou se há restrições, como no caso da Pandora Box.
Apesar das limitações, naturais em um formato empresarial que recém se inicia, pode ser que estejamos testemunhando, finalmente, o nascimento de um novo modelo de negócios que pode decretar a morte dos CDs. É a velha história do “se você não pode combatê-los, junte-se a eles”. Já está mais do que claro, a não ser para os que não querem ver, que o modelo de copyright, com seus 200 aninhos de idade já não se adequa às realidades do mundo digitalizado e dos fluxos de informação.
Vamos esperar mais algumas horas e ver como funciona. Vamos esperar alguns meses e ver como se desenvolve.
Via The Guardian and Wired News

marcos palacios