Alguns habitantes de Second Life organizaram um protesto contra o fechamento dos bancos virtuais, decretado pelo Linden Labs, gestor do mundo virtual. A decisão foi anunciada esta semana, depois de uma série de escândalos financeiros e golpes bancários em Second Life.
Um porta-voz do Linden Labs deixou claro que só poderão voltar a operar bancos que possam apresentar prova de um registro governamental aplicável ou estatuto de instituição financeira (“proof of an applicable government registration statement or financial institution charter.”) Tal decisão inviabiliza todos os bancos (informais ou semi-formais) atualmente em operação no mundo virtual, mas aparentemente abre o caminho para a monopolização desse tipo de atividade por instituições bancárias oficiais que se interessem por operar em Second Life. E suponho que abre caminho também para a agiotagem e operações de câmbio negro nas esquinas virtuais…
Segundo o porta-voz do Linden Labs, o assunto não será mais comentado e a decisão é final. Portanto, os protestos não vão adiantar nada…
Detalhes dos escândalos e do fechamento via Technology Review

marcos palacios