“Tramita na Câmara o Projeto de Lei 2061/07, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que estabelece critérios para a coleta, a reciclagem e o descarte de aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos e componentes que não possam ser utilizados.
Bezerra propõe que os fabricantes ou importadores sejam os responsáveis pela coleta, reciclagem e destino final de seus equipamentos.
Os comerciantes deverão instalar postos de coleta nas lojas os clientes depositarem seus materiais, e os distribuidores recolherão a sucata periodicamente. O sistema implantado pelas empresas deverá ser aprovado pelas autoridades ambientais competentes. No caso da indústria nacional, a aprovação será necessária para obtenção e renovação de licenças ambientais para a fabricação de aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
No caso de fabricantes estrangeiros, o órgão ambiental deverá autorizar a entrada dos produtos, componentes e peças de reposição.
O Projeto tramita junto ao Projeto de Lei 203/91, que está pronto para votação do Plenário, com substitutivo da Comissão de Política Nacional dos Resíduos.”

Uma iniciativa mais do que oportuna e necessária.
Valeria a pena uma campanha pressionando os deputados a votarem a favor. Aliás, antes disso, uma campanha para que entre em pauta! Uma dos grande problemas de nosso Legislativo é que alguns ótimos projetos amarelam para sempre nas gavetas, sem nunca chegarem à votação.

Via IDG Now