A pedido da importante revista semanal alemã Stern, especialistas do Serviço de Informação Científica de Colonia (Alemanha) fizeram uma comparação de qualidade entre a versã alemã da Wikipedia e a importante enciclopédia alemã Brockhaus.
A Wikipedia saiu-se melhor e ocupou a capa da revista esta semana.
Foram testadas áreas de política, economia, ciência, cultura,entretenimento, geografia, história e religião.
Os artigos foram avaliados tendo-se em conta critérios de correção, alcance, atualidade e inteligibilidade. A escala de notas seguiu o sistema escolar alemão: um (1,0) para a melhor nota e seis (6,0) para a pior. A Wikipedia alcançou média 1,7, contra 2,7 da Brockhaus, tendo obtido melhores avaliações em 43 dos 50 artigos analisados.A enciclopédia alemã somente saiu-se melhor em seis deles, havendo empate em um.
A Brockhaus é produzida por especialistas especialmente contratados para a tarefa e tem acesso pago para seus usuários na Web. Apenas no critério inteligibilidade a Brockhaus obteve notas mais altas, ou seja, é melhor redigida quando comparada com a Wikipedia.O que não é muito surpreendente, quando se considera que os artigos da Wikipedia são colagens produzida por muitas mãos, continuamente em processo de re-edição.
Pesquisa semelhante, realizada em dezembro de 2005 pela revista Nature , havia deixado a Wikipedia e a enciclopédia inglesa Britannica em situação muito similar quanto à qualidade geral e alcance de seus verbetes.

marcos palacios