Quem utiliza blogs como fonte de informações não pode deixar de usar um agregador de feeds. Através deles, você pode saber rapidamente que mensagens estão sendo disponibilizadas nos blogs de seu interesse e lê-las, quando for o caso. Os agregadores online mais utilizados atualmente são o Google Reader e o Bloglines e há infindáveis disputas e desacordos entre os usuários sobre qual deles é mais eficiente.
O problema maior, no entanto, é que muitos usuários não tiram proveito total das potencialidades dos agregadores que utilizam.
Steve Rubel, no blog Micro Persuasion, levanta esse ponto e dá algumas dicas sobre como se tornar um ninja no uso do Google Reader.
É verdade que é possível melhorar o uso que se faz do agregador simplesmente estudando suas potencialidades, através de uma leitura cuidadosa do help disponível.
Rubel facilita as coisas, indicando usos evidentes como buscas, tagging, organização em pastas etc. Rubel chama também atenção para algo que nem sempre é tão evidente para muitos usuários: o Google Reader é uma base de dados, com muitas possibilidades de busca e recuperação de informação. Não importa quantos blogs estejam indexados. Aliás, assinala Rubel, quanto mais blogs indexados, maior e melhor será sua base de dados. Parece óbvio? Talvez, mas o básico e saber como organizar seus feeds para usuá-los rapidamente e com maior proveito. Vale a pena.
marcos palacios