Escrever com uma caneta sobre papel e associar à escrita informações como sons ou imagens é a oferta da Livescribe, uma empresa de Oakland (Estados Unidos).
Trata-se de uma caneta que transforma texto em papel em texto interativo. Por exemplo, você escreve uma palavra e associa a ela uma música. Depois, tocando na palavra com a caneta, ouve-se a música. Ou então, ao assistir a uma aula, o estudante pode usar a caneta para gravar a voz do professor e ao mesmo tempo fazer anotações sobre a exposição, podendo posteriormente associar as duas coisas.
A caneta pode descarregar as anotações no computador e transformar tudo em um arquivo de som e imagem, que pode ser exportado e compartilhado.
Só tem um pequeno problema: não funciona com qualquer papel. A caneta necessita de um papel que esteja pré-impresso com micropontos, que sirvam como um ‘mapa’ para que ela, a cada momento, ‘saiba onde está’.
A Livescribe naturalmente também venderá o papel, mas o usuário poderá produzir o seu, imprimindo os micropontos em papel comum, com uso de uma impressora de alta qualidade.
A caneta com um bloco de papel está sendo oferecida por U$ 200.
Só espero que não eu não tenha que voltar às aulas de caligrafia
Via Technology Review

marcos palacios