(Foto de Annamaria Jatobá Palacios)

Reportagem hoje no Telegraph assinala que é crescente a participação de usuários acima dos 50 anos em sites de relacionamentos, como o My Space e Facebook.
Os dados apresentados indicam que a participação de adultos mais velhos (a partir de 35 anos) é crescente nesses sites e muito forte o incremento da faixa acima dos 50. A constatação está levando inclusive à criação de redes especializadas de relacionamentos, como a MyChumsClub (mychumsclub.com) e Saga Zone (www2.saga.co.uk/sagazone), ambas lançadas esta semana, especificamente direcionadas para idosos (ups… terceira idade).
O ponto mais interessante da reportagem, no entanto, talvez seja a constatação parelela de que os publicitários produzindo anúncios para os sites de relacionamento são todos jovens (80% deles abaixo da faixa dos 40) e têm dificuldade para se comunicar com os consumidores mais velhos.
Os adultos com mais de 50 anos detém cerca de 80% da riqueza pessoal na Grã-Bretanha e são responsáveis por 40% das despesas de consumo. Nos sites de relacionamentos a publicidade, em geral, se direciona para jovens.
Os mais velhos têm sido apontado como fortemente resistentes à publicidade online (ainda que haja dados divergentes quanto a isso). Como fica a situação com esse crescimento de sua presença na web?
E, naturalmente, cabe também a pergunta: é preciso ter mais de 50 anos para saber criar publicidades que atinjam a faixa dos 50+ ? Criatividade tem idade?

marcos palacios