O Professor Stevan Harnad, da University of Princeton, é um dos mais importantes defensores e promotores das redes eletrônicas como ambiente para a produção, discussão e livre circulação das idéias científicas.
Seu incansável trabalho está materializado em extensa produção bibliográfica sobre o assunto (disponibilizada para livre acesso online, of course…) e na valiosíssima lista de discussão que criou e coordena, a American-Scientist-Open-Acess-Forum.
Uma discussão emblemática nessa batalha foi a contraposição, ponto-a-ponto, de Harnad a uma argumentação do Professor Gerald M.Phillips, da Pennsylvania State University, contra as revistas acadêmicas online.
Phillips levanta vários e – diga-se de passagem – desgastados argumentos contra o uso da Internet para tais revistas: a hostilidade para com a mídia impressa por parte dos usuários de computadores; o perigo do declínio da indústria editorial em consequência das novas tecnologias; a facilidade de publicação online e portanto a baixa qualidade decorrente da proliferação de veículos acadêmicos; a facilidade do plágio, etc. Professor Phillips declara expressamente que, mesmo reconhecendo ser essa uma posição anti-diluviana, não concorda que artigos publicados em revistas acadêmicas online (mesmo com revisão de pares) sejam considerados em concursos públicos e provas de títulos.
A refutação que Stevan Harnad apresenta para cada um dos argumentos de Phillips é clara e precisa e – para ser propositalmente pleonástico- irrefutável. O mais impressionante é que isso foi em 1990, mas as atitudes contrárias continuam as mesmas, apesar do desgaste e da evidência em contrário.
A American Scientist Open Access Forum é uma Lista de Discussão criada por Harnad em 1998. Tornou-se espaço essencial para todo pesquisador interessado em questões referentes à livre circulação de idéias e colaboração científica na Web.
A Lista preserva arquivos de todo o material postado desde sua fundação, com várias opções para buscas.

marcos palacios