A CBC Radio (Toronto/Canadá) montou um painel com três pesos pesados para discutir o que eles denominaram “O Futuro do Futuro das Notícias”.
Uma das estrelas do show foi Andrew Keen (The Cult of the Amateur), que dividiu a mesa com Leonard Brody (NowPublic.com) e Rahaf Harfoush (pesquisadora do Wikinomics). O debate foi coordenado por Brent Bambury da CBC Radio.
Como seria de se esperar, a polarização acontece entre Keen e os outros dois debatadores.
Andrew abriu o debate explicando porque não concorda com a expressão Jornalismo Cidadão:
“Eu não gosto do termo, porque eu acho que ele é simplesmente uma contradição. Para começar teríamos que definir o que é jornalismo e o que é cidadão… Um bom jornalista e um bom cidadão não fazem paralelo em nenhum sentido. Eu não considero que um jornalismo tem que ser um bom cidadão e não acho que cidadania tem qualquer coisa a ver com a coleta de notícias”.
Leonard Brody concorda com Keen, em sua primeira intervenção, e diz que o termo “Jornalismo Cidadão” é rídiculo, mas tanto ele quanto Harfoush defendem o diálogo entre usuários e fontes de informação.
As posições dos três são bastante diferentes em muitos aspectos e o debate vale a pena.
Andrew Keen chegou até a fazer uma auto-crítica, afirmando que talvez o maior problema com seu livro tenha sido “romanticizar” a média tradicional.Mas ele afirma que a mídia tradicional não deve ceder à tentação de se fazer mais “cidadã”. Se embarcar nessa onda, afirma Keen, ela será “devorada viva”.
A discussão completa está disponível em vídeo no site da CBC.

marcos palacios