Jay Rosen, que está participando da Online News Association (ONA) Conference em Toronto, resolveu fazer uma síntese de tudo que escutado recentemente e de sua própria experiência, produzindo Coordenadas para um Site Noticioso Bem Sucedido.
Rosen adverte que não se trata de uma lista completa ou de uma fórmula, mas apenas de coordenadas e portanto as bruxinhas da ilustração são uma injustiça com ele.
Resolvi traduzir porque acho que pode ser um documento útil para discussão em sala de aula, até porque várias das afirmações são seguidas de exemplos de aplicações:
√ Alta qualidade de agregação com forte foco editorial. (Como no Huffington Post nacionalmente, ou Twin Cities Daily Planet localmente.)
√ Plataforma para Blogs com as melhores postagens filtradas para a primeira página. Como no Daily Kos, ainda o melhor exemplo desse tipo de utilização.)
√ Reportagens originais com força híbrida, incluindo amadores com apoio profissional(treinamento, valores de produção, copidescagem, supervisão editorial), profissionais com apoio de amadores (como Regina Lynn; e veja também minha postagem Idea Lab sobre cobertura cotidiana com rede social), e profissionais fazendo o que sempre fizeram.
√ Reportagens especiais (Features) com abrangência estreita (narrow comprehensiveness): tudo sobre alguma coisa. (Lisa Williams: “Ou seja, um site com alguns restaurantes de Denver é OK, mas um site com TODOS os restauirantes de Denver é ainda melhor”.)
√ Fórums que permitam que pessoas anteriormente atomizadas, mas com interesses e problemas compartilhados, possam conectar-se e conversar.
√ Encontre, prepare e coloque online conjuntos de dados (data sets) que estão “disponíveis”, mas não são fáceis de usar apesar de serem de alto interesse público; então deixe que as pessoas interajam com a informação, enquadrando-a apropriadamente, e fornecendo a narrativa maior da qual os dados são parte. (Veja o chicagocrime.org)
√ Publicação comunitária: usuários compartilhando seu material, incluindo suas fotos e reportagens de eventos aos quais estiveram presentes.
√ Publicação reversa: do online ao impresso, pela maior qualidade do conteúdo gerado online. (Leia Dan Barkin do News & Observer: “Todos os dias, exceto aos domingos, nós recolhemos fotos, comentários em fóruns, notícias sobre escolas enviadas por usuários, material enviado por usuários voluntários e publicamos tudo na página 2″ Veja também YourHub)
√ Utilize projetos de colaboração aberta (crowdsourcing projects) que coletam
informações impossíveis de serem coletadas de outra forma. (Como os esforços do WNYC, ou a forma do News & Observer tratar o excesso de velocidade.
√ Compromisso absoluto de veicular primeiro as “primeiras notícias” (breaking news) na cobertura de área, por qualquer meio que se faça necessário: profissionais, amadores, agregação, agência, blogs, crowdsourcing.
√ Informação com dados de localização geográfica (geo-tagged information): organizada de maneira que as pessoas possam acessá-la por localidade ou através de um mapa.
√ Manchetes e resumos otimizados para busca; arquivos abertos e links permanentes(permalinks).
√ Crie páginas tópicas que coloquem tudo junto e combinem agregação, reportagem original, postagens em blogs, dados, fóruns, vídeo, áudio e crowdsourcing information… em torno de algo maior, atual e de grande interesse, como por exemplo a queda de uma ponte.
marcos palacios