A FIA, entidade reguladora do campeonato de Fórmula One, conseguiu retirar do YouTube, sob alegação de violação de direitos autorais, um vídeo produzido por um torcedor anônimo que, das arquibancadas do o GP do Japão, flagrou um momento chave da prova, não registrado por câmeras de TV.

O vídeo amador (cerca de 19 segundos) mostra que, na 46ª volta, Lewis Hamilton reduziu drasticamente sua velocidade, sob safety car (carro madrinha), e jogou seu McLaren para a direita, numa trajetória atípica. Sebastian Vettel, então terceiro colocado, bateu na traseira de Mark Webber, que vinha logo atrás de Hamilton. Vettel foi considerado culpado pelo acidente e punido com a perda de dez posições no grid da China.
Com base no vídeo, agora retirado do YouTube, a entidade máxima do automobilismo abriu uma investigação sobre a conduta de Hamilton. Ele estaria sujeito, entre outras punições, à perda de posições no grid do GP da China, o que poderia mudar o cenário extremamente favorável para Hamilton conquistar, já no domingo, o título da F-1.
marcos palacios