A semana foi marcada por forte agitação na Blogosfera italiana, em função de um projeto de lei de Riccardo Franco Levi, Subsecretário da Presidência italiana, que obrigaria todo e qualquer publicação online a se inscrever no ROC (Registro degli Operatori della Comunicazione), o órgão controlador das comunicações na Itália. Ora, se todos teriam que se inscrever, os blogs estariam incluídos, foi a imediata conclusão, geradora de muitas postagens, protestos, listas de moblização, comparações com a China, etc.
Boas sínteses do rebuliço podem ser encontrados no Apogeonline e no Webgol.
O fato é que vários políticos logo se dissociaram do projeto, o Ministro do setor declarou que “não havia lido”, e o próprio Levi já esclareceu que não tinha intenção de incluir os blogs e que o texto será revisto.
Há quem afirme que foi um pânico desnecessário, porque tal controle sobre os blogs, mesmo que o governo assim o desejasse, seria impossível de ser implementado em termos práticos. Há outros, porém, que vêm no episódio uma vitória política da mobilização na Blogosfera, que teria esvaziado o projeto de lei em seu nascedouro.

marcos palacios