Gigi B. Sohn, presidente e co-fundador da Public Knowledge, apresentou uma conferência no New Media and the Marketplace of Ideas Conference, ocorrida na semana passada na Boston University College of Communication.
Com o provocativo título de Six Steps to Digital Copyright Sanity: Reforming a Pre-VCR Law for a YouTube World (Seis passos para a sanidade em copyright: reformando uma lei pré-VCR para um mundo YouTube), a proposta de Gigi vai na direção de uma reforma imediata. Ele parte da premissão de que a legislação de copyright perdeu contato com a realidade tecnológica, em detrimento tanto dos criadores quanto do público. As políticas de copyright de uma era pré-CVR devem ser transformadas para fazer face às realidades da nova cultura digital gerada por usuários (user generated culture).
Como segundo suas previsões uma mudança total da legislação vai levar pelo menos uma década, Gigi propõe seis passos para uma reforma imediata que permita um maior florescimento da criatividade neste momento de transição.
Entre as medidas a serem adotadas, Gigi destaca uma flexibilização do que se deve entender por fair use (uso aceitável), que deve passar a incluir o uso incidental e usos pessoais não comerciais não transformativos do objeto do copyright.
Leia a conferência completa.

marcos palacios