Nem mesmo as universidades de elite nos Estados Unidos podem prover seus estudantes com o treinamento altamente complexo e sofisticado que se faz necessário atualmente para alimentar com novos softwares e novas idéias plataformas geradas por empresas como Google, Microsoft, Amazon e outros gigantes da Internet.
Para tentar preencher tal lacuna, uma iniciativa conjunta da IBM e Google começa a ser articulada. A idéia é a criação de enormes centros de processamento de dados,”as nuvens de computação” (cloud computing) que estudantes de informática possam utilizar, via Internet, para suas pesquisas. Milhares de processadores interligados com toda uma espécie de bibliotecas de dados e softwares especializados formarão os elementos dessas “nuvens de computação”, que poderão ser utilizadas para pesquisas avançadas em torno de aplicativos tipicamente utilizados por grandes empresas como Yahoo, Google, Amazon, e-Bay, Microsoft que estabeleceram serviços como buscas, comécio eletrônico, redes sociais, correio eletrônico, que muitas vezes necessitam que dados de toda a Internet sejam encontrados e trabalhados em tempos recordes.
Seis universidades estão inicialmente envolvidas na iniciativa: Carnegie Mellon, Massachusetts Institute of Technology, Stanford University, a University of California (Berkeley), University of Maryland e a University of Washington. Posteriormente outras universidades , empresas e órgaõs governamentais poderão se agregar à iniciativa, abrindo a possibilidade de utilização para uma gama maior de estudantes.
Google está construindo um primeiro centro, em local não revelado, que vai conter mais de 1600 processadores. Até o final do ano a IBM também organizará um centro para o projeto.
Via The New York Times

marcos palacios