Aos interessados no tema da web 2.0 e do software social, deixo aqui dicas de eventos, que vão acompanhadas de livros e outros textos:

– Tem havido mudança no uso político da internet e da nova mídia digital? A web 2.0 está gerando uma nova política baseada nos valores dos participantes?
Essas são algumas das questões que os organizadores da conferência “Politics: Web 2.0”, a ser realizada na University of London, estão lançando para os investigadores que irão submeter propostas de comunicação. O calendário para recebimento de propostas está aberto até 02 de novembro para o evento que acontecerá em abril de 2008. Mais informações sobre a conferência aqui.

– O pesquisador Adrian Mackenzie (foto), professor do Institute for Cultural Research, da University of Lancaster (Reino Unido), ministrará o curso “Researching Social Software”, de 28 a 30 de novembro, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Braga (Portugal). Adrian Mackenzie é autor do livro Cutting Code: Software and Sociality, Digital Formations Series. NY: Peter Lang, 2006, e possui vários papers sobre o assunto. Em seu site pode-se ler alguns dos artigos e saber mais sobre a sua produção.
O curso, limitado a 15 participantes, é destinado a alunos de pós-graduação e está organizado em quatro sessões, com duração de 2 a 3 horas, a saber: “What is social software”; “Living with social software: self-other relations and sociability”, “Social software in technological economies” e “Researching social software”. Uns dos textos a serem trabalhados no curso é: The Participatory Challenge, de Trebor Sholz, que pode ser lido aqui.
As inscrições vão até 28 de outubro. Acesse o blog Social Software para saber mais.

Suzana Barbosa