O mestrado em Jornalismo Empresarial (Entrepreneurial Journalism), da The City of New York Graduate School (CUNY), partiu para uma experiência inovativa. Através de uma dotação de U$ 100 mil, por um período de dois anos, conseguida através da McCormick Tribune Foundation, o curso vai financiar a instalação inicial (seed funding) dos melhores projetos jornalísticos produzidos por seus estudantes.
As verbas serão alocadas por um juri composto de líders da mídia da comunidade de New York: especialistas em conteúdo, marketing, investimento e incubação de empresas.
“O jornalismo está com uma necessidade urgente de renovação”, disse o Prof. Jeff Jarvis, diretor de jornalismo interativo do programa da CUNY.O curso trabalha com pressupostos de convergência no jornalismo.
Os participantes tomam contacto com elementos essenciais do jornalismo em todos os suportes e são encorajados a buscar inovações e traduzi-las em projetos viáveis. Ao final, montam projetos completos para empreendimentos jornalísticos sustentáveis, em áreas como cobertura local, esportes, meio ambiente e entretenimento. Os melhores recebem uma dotação para serem colocados em marcha, através da verba da McCormick Tribune Foundation.
“É cada vez mais provável que os futuros jornalistas tenham que trabalhar por conta própria, não apenas como free-lancers a serviço a grande média, mas como proprietários de novos empreendimentos jornalísticos”, afirma Jarvis.
Mais detalhes.

marcos palacios