O National Council for the Training of Journalists (NCT), da Grã-Bretanha, uma instituição sem fins lucrativos voltada para a formação e aperfeiçoamento de jornalistas, aprovou um curso para treinamento de jornalistas esportivos, oferecido pela agência de notícias especializada Sportsbeat/News Associates.
Na Grã-Bretanha, não há exigência de diploma de curso superior em Jornalismo para o exercício da profissão, apesar de existirem cursos regulares em diversas universidades.
Há mais de 60 cursos em 41 instituições, reconhecidos pelo NCT e voltados para a formação de jornalistas, com duração variando de um dia a três anos.
Porém James Toney, editor administrativo da Sportsbeat, adverte:
“É tolice pensar que se possa treinar um jornalista esportivo. O que se tem que fazer é treinar um jornalista e armá-lo com as competências do jornalismo esportivo”.
Ele assinalou também que somente um em cada dez jornalistas esportivos começaram sua carreira nesse setor.
Apenas uma curiosidade: a maioria dos cursos para a formação de jornalistas na Grã-Bretanha, inclusive os da Sportsbeat, incluem Taquigrafia em seu currículo. A justificativa é:
“Taquigrafia continua sendo uma ferramenta inestimável para o jornalista, particularmente em situações que demandam que citações sejam rapidamente reproduzidas, ou quando equipamentos de gravaçao não podem ser usados, como num julgamento, ou numa sessão do Parlamento. Os estudantes devem alcançar o padrão reconhecido pelas empresas de comunicação, que é de 100 palavras por minuto.”

marcos palacios