Andrew Hearst do Panopticist chama atenção para uma espetacular apresentação de um pequisador da Microsoft, Blaise Aguera y Arcas, que está desenvolvendo uma tecnologia visual batizada como Photosynth.
Trata-se de um poderoso software, capaz de trabalhar simultaneamente com um grande número de imagens, analizando suas similaridades e hibridizando-as em um espaço interativo tridimensional.
Consegue-se assim uma “imagem síntese”, a partir de uma colcha de retalhos de imagens, que pode então ser visualizada sob diversos ângulos e ampliações, permitindo olhares ao redor de diferentes aspectos e detalhes da imagem e mergulhos em profundidade em pontos específicos.
Uma das peças ilustrativas apresentadas por Blaise Aguera y Arcas é uma construção virtual da Catedral de Notre Dame, produzida a partir de fotos disponíveis no Flickr, que pode ser escrutinizada pelos mais diferentes ângulos.
Em última análise trata-se da criação de links entre imagens e aspectos de imagens, através de uma análise de suas similaridades e complementaridades. No limite todas as imagens de um determinado objeto (por exemplo o Monte Everest, ou o Palácio de Versailles) poderiam ser compostas numa única “imagem síntese”, que poderia então ser navegada no mais mínimos detalhes e com as mais diversas resoluções e angulações.
Hearst diz que estamos diante de uma “revolução”.
Avaliem o potencial.

marcos palacios