É possível viver de maneira ética e plena de significado no contexto da Rede Social?
Esta pergunta é o ponto de partida de um curso que será ministrado neste semestre pelo Prof. Trebor Scholz, do Departamento de Media Studies da Universidade de Buffalo (USA), e que tem seus slides e bibliografia disponibilizados na Web .
O curso formula uma crítica à Rede Mundial com respeito a aspectos como privacidade, propriedade intelectual, utilização da criação social de valor. Inicia com uma história da sociabilidade em rede e discute pré-condições, motivações e tipologias da participação, com vistas a colocar à mostra a ideologia da Web 2.0.
Os slides reproduzem os objetivos do curso, seu cronograma e as imagens dos estudos de casos estudados. Há também uma listagem completa da bibliografia, quase toda ela online.
Nascido e criado na Alemanha Oriental, Scholz hoje reside nos Estados Unidos. É pesquisador de Novas Medias, artista e ativista.
Para se ter uma idéia de seus pontos de vista, leia seu texto What the MySpace generation should know about working for free (O que a geração MySpace deveria saber sobre trabalhar de graça).

marcos palacios