Uma ótima dica que vem do Meio Bit: o Thumbalizr.
Trata-se de um utilitário online que possibilita fazer uma imagem de um site completo (em formato jpge), que pode então ser utilizada em blogs, powerpoints, ilustração de textos.
Quantas vezes, trabalhando com sites na Web, temos que capturar a página (Print Screen) para transformá-la numa imagem utilizável?
A limitação, é claro, é que o “print screen” só captura o que se vê na tela, sem a rolagem de página. Isso nos obriga, inúmeras vezes, a capturar duas ou três imagens, rolando as páginas, para depois “montá-las” no Photoshop ou outro software de edição, para obtermos o “tripão” com a página inteira.
O Thumbalizr funciona online. Não é necessário registrar-se. Basta colocar o URL do site para que o utilitário capture a página toda (usando a opção “screen complete webpage”) gerando uma miniatura em formato jpge, com diferentes opções de tamanho: 150 200320 640 800 1024 1280 pixels de largura.
A imagem acima reproduz o tripão completo da home do jornal Mail & Guardian de hoje.

Atualização: num comentário imediato à postagem, Paulo Markun sugere a opção Pearl Crescent Page Saver, que faz o mesmo serviço e é mais eficiente que o Thumbalizr. Funciona como uma extensão do Mozilla Firefox.
Obrigado, Markun!

Já o Rogério Cristofoletti recomenda o Screen Hunter 5.0, que também é gratuito e permite a edição das imagens capturadas.
Testei. É ótimo para capturar áreas específicas de uma página, ou a página de tela, mas na versão gratuita não aceita rolagem de tela.
Obrigado, Rogério!

Conclusão: dentre os utilitários testados ainda não há um que atenda a todas as necessidades. Como uso mais frequentemente o Internet Explorer, optei pelo Thumbalizr e Screen Hunter, deixando o primeiro só para capturas que exigem rolagens.
Se alguém soube de outros mais eficientes, mande dizer!

marcos palacios