O editorial de hoje do Los Angeles Times desanca a iniciativa do Google News de permitir que pessoas citadas em notícias façam comentários.Segundo o editorial, a iniciativa do Google News sugere que “as notícias agregadas pelo Google News são incompletas, possivelmente por falta de espaço (nos jornais), mas também por viéses, ignorância ou negligência. Empresas noticiosas tem suas falhas e os comentários adicionados podem demonstrar isso. Mas os esforço do Google podem também ter um efeito colateral mais importante: ilustrar porque jornalismo é mais que agregação de informação e porque o Google News não está nesse ramo. A essência do jornais é fazer perguntas e o Google News não vai perguntar nada a aquem agregar comentários”.
“Google não vai ajudar os leitores a separar o trigo factual do jóio de relações públicas, um lembrete de que o Google pode querer ser um índice do mundo, mas não é jornalismo”, continua o editorial.
A Online Journalism Review responde e comenta o editorial, dizendo que ele é ofensivo a seus leitores e equivale a um “Calem a boca!”.
Veja também um comentário sobre o assunto no Scripting News.

marcos palacios