Meira da Rocha em seu blog informa sobre uma utilização de Google Earth para companhar o andamento de obras públicas.

A comunidade está no Peabirus, uma espécie de Orkut empresarial. A comunidade permite que seus integrantes (engenheiros, em geral) enviem fotos da situação de obras como viadutos, estradas e prédios públicos em construção ou necessitando de manutenção. As colaborações viram “placemarks” num arquivo KML do Google Earth/Maps.
O engenheiro Antonio Carlos Amorim, responsável pelo projeto, explica o funcionamento da rede:
“Muito se fala sobre o estado de conservação das obras públicas pelo Brasil, porém é muito difícil para o cidadão comum ter a dimensão do problema.
A Rede da Engenharia, numa iniciativa sem similar no Brasil, vai construir colaborativamente na plataforma do Google Maps e Google Earth, um mapa contendo informações sobre o atual estado das obras públicas brasileiras.
Elaborado a partir do trabalho realizado pelo Sinaenco e do Termo de Ajuste de Conduta assinado pela prefeitura de São Paulo, pelo Ministério Público e o Instituto de Engenharia, o mapa abaixo é uma iniciativa colaborativa, onde todos os engenheiros poderão adicionar novos comentários e avaliações, extrapolando seu alcance por todo território nacional”.

marcos palacios