” O weblogue do candidato à presidência do PSD, Luís Filipe Menezes, continha, até ontem ao final do dia, vários plágios de textos publicados em sites da Internet, nomeadamente na Wikipédia, sem qualquer referência à origem. Em alguns artigos assinados por Menezes, que é presidente da Câmara de Gaia, não há uma única linha da sua autoria”.
A acusação é do jornal português O Público.
Da bomba de Hiroshima a Miguel Torga, o político português está se especializando em assinar o que não escreve e escrever sem citar fontes, afirma o jornal.
Usos questionáveis da Internet e suas ferramentas na política portuguesa têm estado no noticiário. Há alguns dias, o mesmo jornal informou que um computador do Governo havia sido utilizado para alterar informações negativas sobre o primeiro ministro José Sócrates na Wikipedia.
Infelizmente a reportagem de O Público não disponibiliza os links para o material comentado, ou sequer para o blog em questão.
Buscamos e, é claro, encontramos mais que rapidamente. O blog de Luís Filipe Menezes está em: http://luisfilipemenezes.blogspot.com/, para quem quiser conferir.
Quando será que os jornais online vão entender o que significa hipertextualidade e passar a usá-la?

marcos palacios